Desejar um ano letivo de paz é sonho acalentado em nosso ser. É mais que um sonho , uma obrigação nossa
como educador(a), gestor(a), aluno(a), zelador(a), coordenador(a)... enfim
todos e todas que fazem parte da comunidade escolar promovam a paz em si e
espalhem nos ambientes escolares. Sem se
esquecer da família, claro, como responsável direta pela educação dos
seus filhos, contribua com o crescimento
da escola, trazendo-nos a paz.
Uma vez que a escola
formaliza e amplia o que o estudante traz como base na educação recebida no seio familiar, nós,
como escola, não podemos fugir
desse compromisso. Um pacto feito com a
educação a partir do momento que assumimos e assinamos o contrato é promover a educação de
qualidade. Por que digo isso? O tema da Jornada Pedagógica da Rede Estadual
2016 é: “Práticas que educam: responsabilidade de todos, compromisso da
escola”.
Definitivamente, muitas práticas promovem a educação. E uma das mais consistentes que venho insistindo desde o primeiro momento que entrei em sala de aula é a prática da leitura. Se
não abraçarmos os projetos de leituras, a educação caminhará em círculos sem
que as nossas práticas fiquem visíveis. E sendo responsável direta
pelo incentivo a várias práticas
de leituras, projetos que ganharam âmbito nacional, como o “desmonte literário”
que propago em diferentes blogs, site, a
“literatura em rede”, também é uma outra prática de leitura, “ pintando literatura” - como forma de atrair o leitor a partir da
imagem, sem falar numa dissertação de
mestrado, que traz o título “ DESMONTAGEM DA LITERATURA EM EDUCAÇÃO BÁSICA:
modos de criar, modos de combater e anular dispositivos de poder” , produto cientificamente comprovado que essas práticas de leitura dão resultado,
fico feliz por ter um tema como esse.
Não consigo falar de educação de qualidade sem esse
investimento na leitura. Sem PRA-TI-CAR!
Práticas educadoras precisam sair da teoria. E quando digo que fico feliz, porque na escola em que atuo as práticas de leituras
são bem eficientes. Nós trabalhamos muito para que essas leituras aconteçam. Apesar das dificuldades, a nossa escola tem
leitores! E insistimos na formação contínua deles. Leitura é prazer, hábito, encantamento
para uns, mas para outros a leitura é mera formalidade. E fazemos dessa “ação formal” em práticas
informais prazerosas e educadoras. A nossa escola, Colégio Estadual Lauro Farani
Pedreira de Freitas, tem revistas
literárias, coletâneas, livros, vários blogs de professores... todos com o mesmo
propósito: divulgar PRÁTICAS QUE EDUCAM.
Enfim, estamos
trabalhando de forma incansável na
formação de leitores, esse trabalho de
sedução à leitura acontece
len...ta...men...te, mas se conseguimos chegar até o MEC com as nossas
práticas inovadoras de leituras, um dia chegaremos até você.
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