sábado, 28 de março de 2015

Pé de Vento ( infantil)


 *

 Seu nome é Herik,  10 anos de idade, mas todos da redondeza o conheciam como “ Pé de Vento”.  Vivia correndo para cima e para baixo.  Era o tradicional moleque de recado, era precisar do Herik que “ Pé de Vento” entrava em ação. Das suas carreiras originou esse apelido. Se alguém queria agradar o outro com um presentinho, bilhete, cartinhas de amor, recado... Recorria ao Pé de Vento:
          - Pé de Vento leve esse envelope para Julys, é segredo!
           E em poucos minutos Pé de Vento já retornava com a resposta da garota. E  com esse ofício e agilidade  ninguém mais sabia  outro nome.    Pé de Vento não perdia tempo, nem desviava da função. Segredo ele não revelava nem sobre  tortura. Às vezes sempre aparecia um colega  tentando descobrir algum segredo das encomendas que Pé de Vento levava. Dando uma de desentendido o garoto não dava ouvido e uma das respostas  era:
     _ Ué, você gostaria que eu falasse sobre aquela que você mandou ...
     _ Ei, isso é para ser esquecido!
     _ Por isso que eu não sei falar sobre o me mandam esquecer!
           Pé de Vento era um garoto das margens, mas descobriu que a pobreza não deveria ser confundida com falta de ética.  E com essa atitude, apesar de contrariar alguns fregueses  ávidos pela vida alheia , agradou a maioria, pois no mundo há  muitas pessoas como Pé de Vento.
                                    E. Amorim/2013
 


*IVAN CRUZ,  Perna de pau e pé de lata. ( disponível na web)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Literatura de mainha 6 - Afirmação de identidades

 Mais um vídeo para você prestigiar.  Textos básicos; O sapo - Rubem Alves O sapo que não virou príncipe - Elisabeth Amorim