terça-feira, 10 de março de 2015

A Galinha de Salto Alto ( fábula)

*

Desfrutando à sombra da mangueira estão Mimoso e Mimosa, um casal do barulho.  Gatos que  adoravam  tirar as telhas do lugar e atrapalhar o sono dos patrões. Só que naquela hora, após o almoço, os gatinhos  dormiam tranquilamente na rede.

De repente surge no terreiro uma galinha diferente. Ela não pertencia aquele lugar, era pedrês e usava uma espécie de argola nas canelas secas. Vista à distância dava a aparência de que a galinha usava  uma bota cano longo, causando uma deselegância  no andar.
De imediato, Mimosa acorda  e passa a olhar a galinha:
_Essa  galinha não é daqui. O que será que ela quer em nossa casa? Uma galinha de salto alto... Que esnobe!
Mimosa pensou  em acordar Mimoso, mas achou melhor esperar para não  cometer injustiça.
A galinha pedrês olhava de um lado  para outro, como não percebeu a presença de ninguém,  pegou a comida das outras galinhas.  Deu uma ciscada, a espécie de salto saiu e ela ia enchendo com grãos de milho.  Fez o mesmo processo com o outro salto. Depois  coloca-o no lugar saiu como se nada tivesse feito.
Mimosa  imaginou que  havia muitos pintinhos famintos à espera daqueles alimentos roubados. Com pena deixou mais milho no caminho para ajudar a Galinha de Salto Alto, apelido que Mimosa colocou, caso ela voltasse no dia seguinte.  Só que ela não imaginou que a Galinha de Salto Alto não demorou muito para retornar. Dessa vez com um saquinho que trazia no bico.
Novamente faz o mesmo itinerário, enchendo-o de alimento e desaparece. Mimoso acordou indignado mas ao ouvir a possibilidade de  pintinhos  morrendo... foi solidário com a ação da Galinha de Salto Alto, fingindo-se de morto.
No entanto os dois gatos resolveram seguir a Galinha de Salto para ver quantos filhotes ela tinha. Os alimentos das outras galinhas já estavam faltando com as idas e vindas da Galinha de Salto Alto.
E para surpresa dos gatos, a galinha jogava os alimentos no rio, poluindo-o.
Isso incentivada pelo seu irmão Galo Esquilo que  deu uns dois pulinhos de cerca ,  mas as galinhas  não deram atenção ao nobre visitante,  o Galo do Terreiro  botou para correr. E como vingança a mana pedrês roubava a comida para jogar fora. Quem sabe assim que  faltar alimento, as galinhas de lá pedirão ajuda ao Galo Esquilo que pertencia ao galinheiro vizinho...
Mimoso e Mimosa ficaram furiosos com a atitude feia  de Galinha de Salto Alto. Ela não precisava do alimento, mas carregava para destruí-lo e prejudicar outros.   Mimoso disse que iria dar uma lição no Galo Esquilo,  enquanto  Mimosa ficaria responsável para colocá-la para fora.
E isso foi feito.
Quando Galinha de Salto Alto voltou, Mimosa fingia dormir. Deixou  ela encher os saltos e Zap! Deu uma carreira na danada que desesperada a galinha não só perdeu o salto, mas muitas  penas  no caminho durante a  fuga. 

Moral: Quem pratica o mal sofre  penas.

                                             Elisabeth Amorim/2015




 * imagem da web.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Literatura de mainha 6 - Afirmação de identidades

 Mais um vídeo para você prestigiar.  Textos básicos; O sapo - Rubem Alves O sapo que não virou príncipe - Elisabeth Amorim