quinta-feira, 19 de março de 2015

A pintura de Mona Lisa (conto)

 

Onde morava  Mona Lisa? Qual a relação dela com Leonardo?  Todos  apreciadores de uma boa arte diziam que ela tinha um grande segredo. Quer saber qual? Como  o Louvre  fica em Paris, que tal a nossa musa vir para a Bahia? Três dias foram suficientes para mexer com a imaginação do garoto Pedro,  um vendedor de  doces nos sinais,  mas  com uma criatividade além da idade.  Acreditava ser  capaz de  desvendar   mistério em torno da mulher da pintura.
Pedrinho ouviu dizer que Mona Lisa escondia um segredo. Quando surgiu aquela  excursão ao museu anfitrião,  prometeu a si mesmo que não arredaria o pé de perto da famosa  obra de arte  enquanto  não descobrisse o que estava atrás daquele sorriso.
E isso foi feito. Pedrinho, 14 anos, negro, participava da excursão com um grupo de 15 estudantes selecionados para conhecerem  a principal obra de Leonardo da Vinci que estava na Bahia. Com o bloquinho nas mãos, câmera na outra, chegara a sua vez. Ele achava que iria descobrir algo bem importante e  revelaria para o mundo.
 Enquanto os colegas  percorriam o museu, apreciando a arte baiana,  ele  preferiu ficar no seu posto de observação, sem piscar para não perder nenhum detalhe. Será que era  um autorretrato do italiano Leonardo? Uma camponesa? Esposa de... de Francesco? Fruto da fantasia do artista? Será? Será?
Perdido nos pensamentos  e nas interrogações  Pedro  se  aproxima do grande quadro e  invade o espaço de isolamento. E passa a tocá-lo sem que os seguranças percebessem, sonhando com a descoberta...  Sua mão percorre toda a extensão, de repente  percebe algo diferente, mais elevado... Com os olhos arregalados, Pedrinho quase morre de susto:

_ Não pegue em Leonardo da Vinci!
   Olha para o guarda nervoso e   para Mona Lisa...  percebe que ambos estavam furiosos  com invasão de privacidade.  Pedrinho  retira a mão rápido  como se tivesse a queimado  e  pisca várias  vezes sem acreditar no que via...  volta a olhar para a obra de arte.
 E recebe o sorriso  enigmático da Mona Lisa.

                                                 Elisabeth Amorim



 imagens: 1: André B Dois, retrato e caricatura
                 2:  Gifs de Monalisa (oficina de gifs  - blog)

                                             Imagens apenas ilustrativas



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Literatura de mainha 6 - Afirmação de identidades

 Mais um vídeo para você prestigiar.  Textos básicos; O sapo - Rubem Alves O sapo que não virou príncipe - Elisabeth Amorim