segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Shopping Faço a Diferença ( conto)




- Papai, papai.... O Shopping Faço a Diferença está precisando de um Papai Noel...Vá e candidate-se, papai!
Essa era a fala da filha de Sr. Martins. O sonho de Mariana  era ver o pai vestido de Papai Noel. Ela percebia o quanto ele corria para cuidar da família.   Perdera   recentemente esposa e tivera que desempenhar  múltipla e até tripla função. Mas estava satisfeito, pois seus filhos não davam problemas. Sorriu com a fala de sua filha mais velha e diz:
- Filha,  acho que não daria certo... você    viu algum Papai Noel negro nos shoppings?
- Não. Por isso mesmo, papai... nunca representam a nossa gente. Pode ser que esse Shopping realmente faça a diferença, não custa tentar...
Assim, incentivado pelos filhos, Sr Martins foi até o shopping... lá encontrara uma fila de candidatos ao cargo de Papai Noel, seguindo a tradição, todos brancos.
A vaga estava condicionada a historia de vida do candidato. Percebeu o sorriso irônico ao chegar, mas não se intimidou...  perguntaram a ele:
- Por que você acha que merece essa vaga?
- Porque eu sou um Papai Noel de verdade.  Não agrado as crianças uma vez por ano... Acordo às 5 horas, faço café antes de levar as crianças para a escola. Dou banho, lavo, passo, cozinho.  Desde o dia em perdi a minha esposa, aprendi fazer de tudo... para o bem dos meus cinco  filhos e para me sentir melhor como humano, já que falhei como esposo.
-Sr Martins, sentimos muito pela sua perda, mas tem muito tempo que sua esposa faleceu?
-FALECEU?! Marta não faleceu. Ela se separou porque não aguentou  maltrato... eu não a respeitava, tinha vícios... Agora, vivo para prová-la que mereço uma segunda chance... se essa vaga for minha, ela  sentirá orgulho de mim. Quem sabe o  natal da minha família será diferente?
Após ouvir a historia de Sr. Martins, a vaga foi por ele preenchida. E advinha quem foi a primeira da fila para bater uma foto do Papai Noel com a família?

  E o Shopping Faço a Diferença continua fazendo a diferença... com outro nome nos Estados Unidos.

                                E. Amorim/2014

Ps: foto disponível em  http://www.revistaafro.com.br/assunto/papai-noel-negro/  

       A imagem é mera ilustração de texto ficcional.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Literatura de mainha 6 - Afirmação de identidades

 Mais um vídeo para você prestigiar.  Textos básicos; O sapo - Rubem Alves O sapo que não virou príncipe - Elisabeth Amorim