sábado, 4 de novembro de 2017

A Festa dos Ursos no Shopping Barra (conto)


Ornamentação Natalina- Shopping Barra/ 2017

Certo dia a Família Urso resolveu fazer uma grande festa. Com a proximidade do Natal, toda a família queria comemorar o aniversário do Urso Médio. O problema era que Urso Médio tinha muitos amigos e a casa não caberia. Onde receber tantos convidados?
Primeiro Urso Médio pensou em levar para o Campo Grande, mas logo uns primos que não gostavam de badalações dos trios elétricos ficaram contra.  Urso Menor deu a sugestão de levá-los para a Fonte Nova, mas Mamãe Ursa não gostou da sugestão, pois o barulho dos torcedores iria atrapalhar a festa. No Dique do Tororó  também não daria certo, pois  uns primos não aceitaram... E Urso Médio já estava ficando irritado, até que deu a palavra final:
- Minha festa será no Shopping Barra! E que não gostou não vá!
Ursa Maior queria discordar, mas diante da fala do aniversariante... só disse:
- Excelente! Estarei lá...

No entanto, Urso Médio nem deixou Ursa Maior terminar  a frase e  esclareceu como seria a festa. Ele disse que cada um teria que ir para doar o seu melhor. E não queria ninguém parado, tudo para animar as pessoas que estivessem  no Shopping no dia da festa.  Quem soubesse tocar, tocaria, quem soubesse dançar, dançaria, quem soubesse cozinhar, também cozinharia... E quem soubesse escrever... E agora? Qual era o urso que escreveria?  E mais uma confusão começou se formar...  Mamãe ursa interrompeu:
_ Meu filho, nenhum dos seus primos sabe escrever! Festa não precisa de escritor!
- Mamãe, o Shopping Barra precisa, sim! Lá farei a minha festa e quero tudo registrado...
- Então deixe o seu irmão escrever...
_ Não! Urso Menor escreve “casa” com “Z”,   “amor” com “Ô”...
- Você não entendeu? O importante é a comunicação ser passada...
- Ah... Fale isso para a banca de examinadores, mamãe! Escreva dessa forma no ENEM... Quem irá escrever sobre a minha festa?

Era chegado o momento da festa, alguns ursos se lambuzando no mel, outros dançando, cozinhando, outros cantando, nenhum urso ficava parado, trabalhavam e se divertiam com a animação das crianças e adultos. Urso Médio estava super feliz.  Todos fizerem questão de abraçá-lo e dizer palavras carinhosas.  A festa foi um sucesso!
No final da festa, Urso Médio estava com um presente bem grande no colo. Os outros ursos a sua volta queriam saber o conteúdo, e quem levou aquele presente... Todos curiosos. E Urso Médio disse algo que marcou a vida de todos os presentes:
- Vocês querem saber o que tem aqui dentro?  Vocês querem saber quem me enviou isso?  Meus amigos,  essa curiosidade eu não tenho, porque aqui dentro não tem o que eu queria e que todos precisam. Vocês  me derem os melhores presentes: o abraço, o carinho, o respeito e a presença de vocês. Como seria uma festa de aniversário se todos enviassem o presente? A minha festa foi um sucesso por que vocês estão aqui, eu ganhei de vocês a melhor parte.  Natal está chegando, deem  aos seus amigos o melhor de si. Presente? Se o presente é o melhor que tens a oferecer...

E os amigos ursos se abraçaram felizes e cantaram para alegria das crianças.  Urso Médio não sabia  que à distância estava sendo observado por uma abelhinha escritora em visita ao Shopping Barra.



                                      Elisabeth Amorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Literatura de mainha 6 - Afirmação de identidades

 Mais um vídeo para você prestigiar.  Textos básicos; O sapo - Rubem Alves O sapo que não virou príncipe - Elisabeth Amorim