Escola fez projeto para incentivar a literatura local
Diante de um mundo tecnologicamente virtual, como não tirar proveito das coisas boas que a internet nos proporciona? Há que goste de usar as redes sociais para fortalecer os vínculos de amizades, conhecer locais, viajar no ciberespaço e adquirir experiências incríveis. Mas, como não levar de alguma forma um pouco desse conhecimento para a sala de aula? Como ir além dos contos clássicos estrangeiros que na sua maioria não retratam nossa realidade brasileira?
A Escola Infantil Dr. Rodrigo de Castro Burgos, na cidade de Iaçu, estado da Bahia deu um salto gigante para valorização da literatura local. Através da pesquisa virtual, coordenada pela pedagoga Janildes Luz dos Santos, descobriu uma quantidade imensa de contos infantis que a professora Elisabeth Amorim disponibiliza em sites literários e blogs como ( https://www.recantodasletras.com.br/autor.php?id=161039, https://toquepoetico.wordpress.com/, https://bethamorim.blogspot.com/, http://toquemaisquepoetico.blogspot.com/ entre outros) como uma forma de difundir e promover a literatura fazendo o bom uso das tecnologias. E de imediato, a coordenadora em parceira com os professores criaram um projeto para levar essa literatura para sala de aula.
“Soltando os bichos – a literatura de Elisabeth Amorim” foi o título do projeto, e todas as turmas, se não me falha a memória, 11 ( onze) trabalharão com contos da autora e periodicamente, socializarão as produções que farão a partir dos contos escolhidos. Ontem, 22 de abril foi a abertura do referido projeto, e contou com a participação da escritora Elisabeth Amorim, feliz , foi entrevistada pelas crianças, contou histórias e se emocionou com a forma tão carinhosa que foi recebida pelos professores, gestores, estudantes e demais funcionários. Todos, moradores da cidade, mas muitos desconheciam o seu lado escritora.
“É muito bom sentir essa emoção, ver essas crianças me pedindo para contar história da “corujinha pop star”, “Tartaruga Tatá”, “A boneca de pedra”, “As botinas da centopeias”, “A ovelhinha diferente”… Nós sabemos que a escola é esse local mágico que todos nós escritores desejamos entrar, e muitos, infelizmente, só ‘entraram”, passaram por aqueles muros, após a morte. Que bom que não precisei morrer para chegar até aqui…Que bom que vocês estão gostando de conhecer os meus escritos… é muito bom saber que assim como eu, há outras pessoas que escrevem aqui nessa escola, na cidade… e vocês estão abraçando essas produções. Estou feliz, muito feliz e só me resta agradecer, agradecer a todos…” Fragmentos da fala da escritora Elisabeth Amorim.
Ah, um detalhe importante! A escola citada escolheu contos que trazem animais como protagonistas, daí, justifica-se o título “Soltando os bichos…” Lembrando que recentemente, a mesma escola fez a culminância do projeto Monteiro Lobato. Que coisa bonita! Após o grande LOBATO, abraçado pela mídia, surge sorrateiramente entre os fios da tecnologia a pequenina Amorim. E pelo que já fomos informados, o bom exemplo da Escola Rodrigo Burgos será multiplicado em outras escolas. Quem sabe em breve teremos a continuação desse artigo? Porque ao levar a literatura local dessa autora, no pacote vai uma pesquisadora, palestrante, contadora de história e professora que conhece de perto a aridez do chão da escola.
Toque Poético
- imagens cedidas pela escritora Elisabeth Amorim e a coordenadora pedagógica da Escola Rodrigo Burgos, Janildes Luz.
Publicado em Uncategorized Deixe um coE